terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Google AdSense

Quando se pensa em afiliados on-line, a primeira coisa que nos vem à cabeça será com certeza o Google AdSense, por razões óbvias (basta olhar para o painel de sessão do Blogger). E o pior é que, até há bem pouco tempo, eu julgava que o AdSense era o único programa de afiliados on-line disponível. Mas a verdade é que existem inúmeras alternativas/incrementos ao AdSense para qualquer pessoa que queira lucrar com o seu blog.

Em primeiro lugar, e uma vez que este blog não se dedica apenas aos webmasters (aliás, o seu público-alvo são todos aqueles que são tão leigos como eu no que diz respeito a ganhar dinheiro pela Internet), vou explicar sucintamente o que é um programa de afiliados online.

Já vos expliquei o que era um PTC (leia AQUI caso tenha dúvidas), hoje o princípio de funcionamento é um pouco diferente. Um programa de afiliados online (como o AdSense, NetAffiliation, NetLucro, Zanox, etc.) oferece incentivos monetários aos seus membros por publicitarem no seu blog os anúncios de várias empresas. Ou seja, não se baseia tanto em sermos nós a clicarmos nos links de publicidade (como os PTC's), mas mais em sermos o ponto de acesso para que outros cliquem nos links. A remuneração varia de programa para programa, sendo que os membros podem ser pagos por cada clique válido dos visitantes nos anúncios publicitários (normalmente a remuneração é mais baixa - da ordem dos cêntimos) ou podem ser pagos por comissão sobre cada compra ou registo que se faça através do seu site (remunerações mais altas - da ordem dos euros).

Decidi começar a falar-vos do AdSense por considerar que este programa é, sem sombra de dúvida, a melhor opção para todos aqueles que queiram começar a ganhar dinheiro com o seu blog. É um programa simples, tudo o que precisam de fazer é clicar no botão "Gerar receitas" no painel de abertura do Blogger, inscrever-se no AdSense e já está, o Google faz o resto. É simples e rápido, adequado para alguém que tenha criado um blog há pouco tempo e ainda não tenha muitas visitas.

Com certeza que para mim, que criei este blog há pouco tempo e ainda não tenho muitas visitas, o AdSense seria a minha opção de primeira linha, mas já trabalhei no passado com este programa e a minha conta acabou por ser cancelada por actividade de cliques inválida realizada por pessoas alheias ao meu comando. Paga o justo pelo pecador, mas isso já se sabe que é assim. Não culpo o AdSense, eles só protegem os interesses dos anunciantes.

Para além de ser rápido e simples de usar, o AdSense tem a vantagem de a remuneração ser maioritariamente feita por cliques válidos e não por comissões de venda. E porque é que digo isto? Porque, mesmo ganhando pouco por cada clique, é muito mais provável um site com 20 visitas diárias conseguir ter um visitante por dia a clicar nos anúncios do que ter esse mesmo visitante a registar-se ou fazer alguma compra em algum site, por exemplo o da FNAC.

Se se ganha bem com o AdSense
? De todo que não, a não ser que o seu blog tenha milhares de visitas por dia (mas nesse caso provavelmente não estaria a ler este post). A desvantagem de ser o Google e não você a seleccionar os seus anúncios é que muitas das vezes os anúncios que surgem não interessam nem ao menino Jesus em plena quadra natalícia, passo a expressão. Esta desvantagem pode ser parcialmente contornada, uma vez que os anúncios são escolhidos com base em vários critérios, nomeadamente o endereço do blog (por exemplo, eu por ter a palavra teclado no meu endereço não me livrava de ter anúncios sobre teclados da Worten a 5 euros), ou as palavras-chave dos posts. Por isso mesmo, se quiser ter anúncios AdSense que possam interessar minimamente aos seus visitantes, escolha bem o endereço do seu blog e as palavras-chave dos seus posts.

Resumindo
, AdSense? Sim, mas sobretudo como primeira opção para quem queira ganhar dinheiro com o seu blog. Quando o seu blog for conhecido e tiver mais visitas, experimente complementar o AdSense com outros programas de afiliação online ao seu site (não se esqueça é de confirmar se não está a infringir as Normas de Utilização de nenhum dos programas). Vai ver que os seus lucros vão disparar.

Penso que por hoje é tudo. Não se esqueçam que isto é apenas uma opinião pessoal e, como tal, não está livre de incorrecções ou preciosismos. Caso discordem de alguma coisa ou caso tenham alguma dúvida, sintam-se à vontade para comentar o artigo ou entrar em contacto connosco! Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário